Veículos digitais criam Associação em defesa da liberdade de expressão e pluralidade de ideias

Um dos principais objetivos da ABMD será defender os interesses comerciais dos membros e ajudar a estabelecer uma relação saudável e construtiva com as grandes plataformas de tecnologia

“Devemos aprender a viver juntos como irmãos, ou iremos perecer juntos como tolos”, ensinava Martir Luther King.  É com esse espírito de fraternidade, forjado em anos de militância em prol do jornalismo independente, da pluralidade de ideias e da liberdade de expressão, que nasce a Associação Brasileira de Mídia Digital (ABMD).

Desde já, ela está disponível à sociedade como mais uma arma em defesa do Estado Democrático de Direito, o qual se deve considerar não como um princípio estático, mas como um organismo delicado e complexo, que apenas pode resistir ao autoritarismo se o alimentarmos diariamente com nosso ativismo cívico.

ABMD nasce forte porque composta de veículos fortes e influentes, que sobreviveram e cresceram durante os anos mais turbulentos da nova república.

Uma das causas de tanta turbulência – ainda em curso – tem sido a escassa pluralidade no debate de ideias promovido pelos grandes meios de comunicação. E se estamos, aos trancos e barrancos, atravessando o deserto, e nos aproximando de momentos mais tranquilos, isso também se deve à existência de veículos de mídia independentes, como os que formam a nossa Associação.

Um dos principais objetivos da ABMD, naturalmente, será defender os interesses comerciais dos membros, e ajudar a estabelecer uma relação saudável e construtiva com as grandes plataformas de tecnologia.

O processo de criação já foi devidamente formalizado. A associação terá sede em Brasília, Distrito Federal. Já tem um website, https://abmd.jor.br/, e em breve suas redes serão anunciadas. 

A primeira diretoria da entidade é formada pelos seguintes nomes e funções: 

Florestan Fernandes Filho, presidente

Luís Costa Pinto, vice-presidente

Adriana Delorenzo, secretária-geral

A democracia brasileira ainda vive um momento complicado, em virtude de um governo que diuturnamente procura desestabilizá-la. 

Até que essa página seja virada, sabe-se lá que tumultos ainda será preciso enfrentar.  A ABMD ajudará seus membros e toda a comunidade que se reúne no entorno desses veículos a atravessá-los mais fortes e organizados. 

Cordiais saudações a todos!

  1. Excelente iniciativa a criação da ABMD – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MÍDIA DIGITAL, entidade que vai trabalhar pela defesa inegociável da liberdade de imprensa e para fortalecer o crescimento do joralismo de verdade que é hoje exercido pela midia progressista. O comando da entidade começa com FLORESTAN FERNANDES JUNIOR E LUIS COSTA PINTO, dois dignos representantes do jornalismo de verdade. A Democracia brasileira certamente está aplaudindo 211 milhões de vezes esta grandiosa inciativa. Parabéns a todos os participantes da ABMD.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ABMD é uma organização sem fins lucrativos para jornalistas digitais – conectando jornalismo, tecnologia e inovação.